categorias.

Quem Escreve.


about yourself here. :)
Normal | Bold | Strikeout | Italic | Underline | Link | big | small

Autores Parceiros.



Editoras Parceiras.
Convite especial - Lançamento do livro Carmela & Lorenzo
domingo, 27 de maio de 2012 @ 21:22 | back to the top.
image

DADOS SOBRE A OBRA

Carmela, nascida na Itália Renascentista, teme ter um destino igual ao das irmãs, casadas com desconhecidos mediante vantajosos acordos financeiros. Sua vida de servidão é interrompida quando um velho pintor de afrescos chamado Marcello, a contrata por um período para acompanhá-lo como sua ajudante na pintura de uma capela. Durante o trabalho, Carmela desperta o interesse de um dos aprendizes de Marcello (Giovane), porém, quem chama a atenção da jovem é o estranho Lorenzo, filho de Marcello, que trabalha sozinho todas as noites na capela. O velho Marcello e sua esposa (Ludovica) criam uma atmosfera de mistério e preocupação em torno de Lorenzo. O trabalho solitário do rapaz instiga a curiosidade de Carmela. Inicia-se, uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue.
A escrita de Rubens Conedera é apaixonante, assim como é visível sua paixão pela arte. A ambientação na Itália Renascentista trouxe um diferencial, em meio a outras, feitas com frequência em países de língua inglesa. Foi muito bom ler um livro que se passa em outra época, em um local não comumente utilizado, vendo que isso foi essencial à trama, pois lhe conferiu um encantamento singular. É nesse tempo e espaço que vamos acompanhar a paixão de Carmela e Lorenzo, unidos por um acaso do destino, aquelas situações para as quais podemos aplicar a frase de Pascal: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”.

A narrativa é feita em primeira pessoa: uma parte é narrada por Carmela, outra por Lorenzo e há também uma parte em que a narração é feita pelos dois, o que achei um recurso muito bem utilizado pelo autor, assim temos a visão de ambos os personagens para os mesmos fatos, o que em minha opinião possibilita momentos de muita ansiedade durante a narrativa, prendendo ainda mais a atenção. Há também uma parte escrita por Marcello, em forma de diário, onde ficamos sabendo de acontecimentos externos ao cotidiano de Carmela e Lorenzo.
Gostei muito da forma como o autor, sendo homem, desenvolveu as personagens femininas. Imaginei-as como mulheres, de verdade, me esquecendo totalmente de que o livro foi escrito por um homem, acredito ter ficado bem diferenciado das falas dos personagens masculinos. Lendo a narrativa da personagem principal, imaginei-a realmente como uma moça simples, tão inocente, quase infantil em alguns momentos.
No início da trama, o autor deixa bem marcada a forma como a mulher era tratada na época, com relação aos acordos matrimoniais, feitos à revelia da pobre noiva. Carmela vê-se direcionada para um destino que pode ser diferente do que as irmãs tiveram: ao partir com Marcello e Ludovica para auxiliar na confecção de tintas, tem a oportunidade de conhecer outros lugares, os aspectos da arte e de finalmente encontrar aquele a quem amará para sempre. Contudo, situações de preconceito também acontecem, mostrando a inferiorização de quem não tinha posses. Por outro lado, Marcello e Ludovica, em uma atitude muito à frente do tempo da narrativa, estão sempre lembrando à jovem para que jamais abaixe a cabeça, para que sinta orgulho pelo que faz e para que seja forte. Sobre os pais de Lorenzo, afirmo que são dois personagens extremamente cativantes, responsáveis por passagens muito bonitas do livro, bem como algumas dramáticas, de muita tensão, que me emocionaram sinceramente.
Demonstrando ter realizado intensa pesquisa, o autor desvela as técnicas utilizadas na época para afrescos, enquanto Carmela e Lorenzo começam a viver um amor intenso e marcado por inveja e despeito de outros que julgam a união totalmente inadequada.

É muito bonito ver o quanto os dois protagonistas precisam lutar, na tentativa de ficarem juntos, apesar de todas as adversidades, inclusive do passado de Lorenzo, que envolve um grande mistério, capaz de afastar Carmela para sempre.

Trecho do livro:

“- Meu amor, por favor, me responda... Não me faça esperar por mais um dia inteiro.
Finalmente descobri o que sinto por você!
Os primeiros raios de sol entravam pelas portas da capela. Ele não estava lá, de forma que eu deveria esperar por um dia inteiro para falar coisas que uma menina não deveria falar naqueles tempos. Nada na minha vida era muito convencional, desde que o velho Marcello surgira na sapataria de meu pai naquele início de primavera, em Florença. Seria para lá que eu voltaria em pouco tempo e meus instintos não me deixavam perder um segundo sequer, eu deveria atender aos meus anseios, antes que fosse tarde demais.”
Resenha de Bianca Machado


Pontos de Venda:


SITE DA EDITORA - http://modoeditora.com.br/loja/carmela-e-lorenzo SEM FRETE

Livraria Vanguarda
Loja virtual:


Endereço: Rua Gonçalves Chaves, 3724/2

Fone: (53) 30271234

Livraria Cia Dos Livros
Link no facebook:

Endereço: R Felix da Cunha 607, 1 - Centro

Pelotas - RS

Fone: (53) 3025-6979

Marcadores: , , ,

0 Comentários

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

seguidores.






blogs parceiros.
» Hoho'n » EuSouAssim » AmorImortal » MinhaVidaLiterária » LiteraryWorld » BooksAndOtherThings » RimasDoPreto » friend » friend » friend

promoções.



twitter.


Participamos.


credits.
Layout editado por mim, Caio Rodriues. Melhor visualização do layout: MOZILLA FIREFOX in a 1280x800px screen.